Quando estamos começando a aprender uma nova língua, sempre queremos entender tudo desde o início e acabamos traduzindo, mesmo que seja em nossa cabeça o tempo todo. Quando você tenta falar inglês, você esquece palavras e frases constantemente? Isso é normal, mas com essas dicas abaixo tenho certeza de que com um pouco de dedicação e esforço vamos chegar lá juntos. Se eu consegui você também pode.
Faça uma imersão na língua
Faça uma imersão no inglês sempre que possível, se rodeie de inglês o máximo que puder, mas isso deve ser feito diariamente e de uma forma bem divertida. Veja o que te interessa, o que mais funciona para você, pode ser escutando podcasts enquanto vai para o trabalho, ler as notícias pela manhã em um jornal em inglês, coloque a língua inglesa no comando do seu celular, tablet ou computador, assista jornais, filmes e séries em inglês, leia livros, escute música, faça isso o máximo que conseguir.
Dessa forma você consegue aprender de uma forma mais rápida vocabulário, palavras soltas, frases prontas, estrutura de frases, gramática e consequentemente ajuda e muito na sua conquista pela fluência. Mas lembre-se de que isso deve ser divertido, escute, leia, fale sobre assuntos que te interessam, utilize meios de fácil acesso e persistência!!!
Não use um dicionário bilíngue
Se você utilizar um dicionário bilingue, você vai traduzir o tempo todo e não vai conseguir parar de traduzir. E a tradução leva muito tempo para o seu cérebro processar, a frase ou palavra traduzida pode estar fora de contexto, você não irá aprender a pensar mais rápido em inglês e ainda pode fazer papel de metido ou bobo, tentando colocar palavras difíceis ou frases mais longas e estruturadas. Se continuar traduzindo, você irá somente se tornar um bom tradutor, tente entender pelo contexto das palavras, assim irá soar mais natural e mostrar que conhece a língua. No início é bem difícil, mas com a prática e persistência em pouco tempo você ficará ótimo em ler e entender as palavras pelo contexto. No início use um vocabulário mais simples e frases mais curtas, construa frases mais simples, com o tempo vamos ganhando confiança e desenvolvendo mais rápido e mais naturalmente.
Aprenda frases
Prefira aprender frases inteiras e não palavras soltas somente, assim aprendemos mais vocabulário e a forma como utilizá-lo de uma forma mais fácil e dentro do contexto, pois lembre-se que existem os falsos cognatos que podem nos confundir e muito. É importante também escutarmos diferentes fontes de áudio e vídeo. Se escutarmos somente uma pessoa falando vamos nos acostumar a seu sotaque e a seu tom de voz e quando escutarmos outras pessoas falando vamos ter mais trabalho para entender. Tente escutar uma mulher, um homem, uma criança, um australiano, uma pessoa mais velha, um escocês, um americano, um inglês, use a criatividade e busque diferentes fontes de áudio. Quanto mais variarmos melhor.
Escutar música e cantar junto também é uma ótima coisa a se fazer para melhorar a sua escuta e sua pronúncia, além do mais pode ser muito prazeroso (adoro música e canto junto sempre). Com esse simples exercício e hábito você ganha fluência, aprende gírias, entonação (para não ficar parecendo um robô, somente repetindo frases e palavras), estrutura de frases, gramática, vocabulário. Com a música treinamos nossa boca a se mover mais rápido e seu cérebro a pensar mais rápido também e ganhar a tão sonhada fluência.
Pratique sempre
Não está usando o inglês? Para guardar alguma informação nova precisamos de usá-la, seja escrevendo uma frase em contexto, seja falando, se não repetirmos não vamos guardar. Já dizia Aristóteles: “Nós somos aquilo que repetidamente fazemos. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”. Se não praticarmos vamos esquecer mesmo. A chave para o sucesso é praticar e como fazer isso? Vou enumerar agora muitas formas de fazermos isso de uma forma prática e fácil de aplicar em nosso dia a dia.
Quando levantamos pela manhã, o que fazemos? Eu pelo menos enquanto escovo os dentes, tomo banho e me arrumo para sair, vou planejando o que preciso fazer naquele dia, esse planejamento faço em inglês, pois assim posso colocar em prática o que aprendi, uso sempre afirmações positivas e me recordo dos compromissos que tenho pelo dia à minha frente.
Outra forma é conversar alto, comigo mesma (sobre sonhos, desejos, resolução de problemas…), parece doido, mas ajuda e muito na fluência de qualquer idioma. Aproveito quando estou em casa sozinha, ou dirigindo, ou na minha sala de trabalho, não tem ninguém te escutando ou julgando. Isso me lembra de falar uma coisa que é muito comum as pessoas terem, que é o medo de cometer erros. Os erros fazem parte do nosso aprendizado de qualquer coisa, seja uma língua, matemática, dentre outros assuntos. É com eles que mais aprendemos, cometer erros é normal, assim como fazemos em nossa língua materna, só continue a falar inglês e não desista. A constância é a chave para o sucesso. Quanto mais praticamos melhor.
Mais uma é você treinar para uma conversa que você sabe que vai ter com alguma pessoa e fazer em inglês. Faço isso sempre que tenho uma reunião, ou uma conversa séria com alguém, com um amigo, com um familiar, no trabalho, em qualquer situação.
E a última forma de se praticar inglês é conversar com pessoas que sabem inglês, desenvolva uma conversa real, com pessoas reais, não precisa ser necessariamente um nativo da língua inglesa, pode ser uma pessoa que assim como você está estudando a língua.
E não se esqueça de colocar o seu foco em coisas que você precisa e gosta, não comece a estudar ou praticar coisas mais complicadas se você ainda não sabe a base, por exemplo estudar phrasal verbs, se não sabe como usar as preposições mais básicas.
Lembre-se de que conhecimento e prática andando juntos ganhamos mais confiança e consequentemente fluência.
Let’s speak English? Talk to me!