Sempre que aprendemos uma língua uma das partes que nos trazem maior dificuldade é no listening (escuta). Isso por que temos a ideia de que temos que entender todas as palavras que as pessoas nos dizem, ou que escutamos em um vídeo, um filme ou podcast. Toda vez que tentamos fazer isso ficamos nervosos e frustrados, pois não conseguimos entender tudo. E quanto mais nervosos e ansiosos ficamos, menos entendemos o que estamos escutando.

Relaxe e foque 100% em que está escutando, sua chance de entender melhorará muitoooo. E não tente traduzir tudo o que escuta, primeiro, você provavelmente não é um intérprete profissional. Um tradutor passa por um treinamento, estuda por muito tempo e pode trabalhar somente por algumas horas, pois o trabalho exige muita concentração. Somente escute! Dicas:

  • ·         Não traduza o que está escutando;
  • ·         Não se preocupe com todas as palavras que você não entende;
  • ·         Não foque na informação que não escutou;
  • ·         Somente escute!

 

Um facilitador é quando usamos o contexto em que estamos inseridos para nos ajudar a entender a situação, que tipo de palavras usamos, não precisamos entender todas as palavras para entender o contexto da conversa. Podemos usar além do contexto, a linguagem corporal, o tom de voz, a situação em que estamos inseridos. Use tudo isso para lhe ajudar a entender.

Tente escutar inglês todos os dias, faça um plano de estudo e varie as atividades e o tipo de inglês que está escutando. Por exemplo, escute um Americano, um Australiano, uma pessoa que não tenha o inglês como primeira língua, escute homens, mulheres, crianças, idosos, enfim diferentes tons de vozes. Mas a frequência em que você escuta é muito importante, tente fazer alguma coisa por 15 ou 20 minutos diários, isso é o ideal. A atividade correta para seu nível é aquela que você entende de 50 à 90% do listening, se você entender menos é por que ele está muito difícil e se entender mais é por que está muito fácil.

Um bom exercício

Escolha um podcast que tenha o script (manuscrito). Escute o áudio uma primeira vez, na segunda, deixe tocar alguns segundos e escreva tudo o que escutar, você pode repetir quantas vezes forem necessárias, vá para a próxima parte e faça a mesma coisa. Quando terminar compare com o manuscrito e escute novamente as partes que você teve maior dificuldade. No começo pode ser difícil, mas realmente funciona.

 

Let’s speak English? Talk to me!