Está se sentindo travado? Achando que não consegue expressar o quer? Pensando em português e tentando falar inglês? Ter uma conversa? Travar no meio? Sentir que as pessoas estão te julgando?? Como superar isso?
Um primeiro passo é traçar um projeto, uma meta e trazer foco para seu objetivo sempre. Veja o que funciona e o que não funciona para você! Faça com que o seu resultado te deixe mais perto do seu sonho, sempre.
A primeira coisa que precisamos focar é em nossa mente. A única pessoa que pode nos travar e destravar, somos nós mesmos. Normalmente somos nós mesmos que achamos que estamos péssimos, que não entendemos nada. Que não sabemos nada, que não nos comunicamos. Se focarmos em dois passos: o conhecimento e a prática a confiança vem junto com os dois, pois não adianta nada sabermos a gramática de cor, mas não sabermos como coloca-la em prática, como utilizá-la em nosso dia a dia.
Primeiro vamos trabalhar o conhecimento. Hoje temos a internet para nos ajudar em todas as áreas de nossa vida, mas ela também pode nos trazer uma quantidade enorme de informação e nos deixar perdidos as vezes. Para não perdermos tempo e focarmos, a primeira estratégia é não ficar repetindo coisas que já vimos, vamos focar em primeiro lugar em ficar muito bom no que estamos aprendendo agora, por exemplo, se eu não domino o presente continuous vou começar a estudar o past simple ou o presente perfect? Não, vou ficar muito bom no continuous primeiro para depois passar para o próximo tópico. Não vamos perder tempo fazendo coisas que já sabemos e nem com assuntos que são avançados para o seu nível. Vamos focar em coisas que nos trarão mais resultados e isso fazemos com planejamento. E provavelmente vamos nos manter muito mais motivados. Comece a utilizar palavras que você conhece, mas não costuma usar, não tem o hábito. Crie uma rotina de inserir essas palavras na sua vida.
Em segundo lugar vamos trabalhar a prática, priorizando a qualidade e não a quantidade, é aqui que vamos colocar em prática tudo que aprendemos na fase de conhecimento. Não precisamos treinar somente em sala de aula, com nativos, com seu professor, podemos praticar sozinhos, falando no espelho, utilizando sites e aplicativos, dentre outros.
Sabe aquela voz que quer sempre te dizer que você não sabe, não entende, que está errado? Ela está dentro da cabeça de todos nós, não somos perfeitos e cometer erros é humano, não sabemos utilizar todas as palavras em nossa língua materna e tudo bem! É a mesma coisa quando estamos aprendendo uma outra língua. Erros são comuns é uma forma de aprendermos também. Se expresse, não espere saber tudo de forma “corretinha” para dizer alguma coisa. O importante é comunicar, se expressar e para que possamos progredir precisamos de ação.
Let’s speak English? Talk to me!