Nos dias de hoje estamos vendo uma grande oferta de cursos online, eles se tornaram muito populares e muitas instituições estão oferecendo essa modalidade. Mas ainda no ano de 2019 com muitos avanços tecnológicos muitas pessoas ainda tem preconceito, ou ainda não tem interesse ou curiosidade em conhecer esse mercado que cresce em todo mundo de forma assustadora.
Por outro lado, os cursos tradicionais e presenciais estão lutando, se reformulando e adotando novas formas e metodologias para prender a atenção dos alunos. Mas como em toda história “temos os dois lados da mesma moeda”! Para algumas pessoas a metodologia online é mais apropriada, enquanto para outros a metodologia presencial é melhor. Mas dentro da metodologia online, temos também a personalização, aulas individuais ou em pequenos grupos personalizadas, não somente cursos já montados e estruturados, com vídeos e conteúdos prontos e com pouca interação entre os participantes e professores. É um curso online, mas o contato é direto, através de uma plataforma de comunicação e ensino.
Mas vamos comparar as duas metodologias, assim poderemos entender um pouco mais de cada uma e em qual delas nos encaixamos melhor.
Nos dias atuais as pessoas fazem cursos profissionais, ou de especialização para melhorar na carreira, promoções, melhores salários, dentre outros. Entretanto com a vida corrida que temos hoje, especialmente nas grandes cidades, estamos saindo do trabalho exaustos e não queremos pensar em mais nada a não ser ir para casa e descansar. Então essas aulas online são convenientes para esse tipo de pessoa, pois elas economizam tempo, dinheiro e energia.
A maior vantagem dos cursos online é que podemos fazer os cursos no conforto de nossa casa ou escritório. Até as pessoas com um calendário bem apertado podem arrumar um tempo para se dedicar e fazer esses cursos. Nesses cursos online prontos os alunos não interagem diretamente com os professores e colegas de turma, no caso de alguma dúvida ou algum questionamento é mais difícil para os alunos esclarecerem. Entretanto, esses cursos frequentemente nos colocam alternativas e formas de comunicação das mais diversas, tais como: fóruns, e-mails, salas de bate papo, dentre outros. Essas alternativas são ótimas soluções para esse problema. E para quem faz o curso personalizado a interação aluno/professor é imediata, como se estivéssemos online. Eu mesma tenho vários alunos que fazem o curso de inglês comigo online e moram em outras cidades, tais como Brasília, Recife, São Paulo, dentre outras.
Todos pensamos que a melhor maneira de aprender é interagindo com o professor, cara a cara, presencialmente, mas o curso online permite que as pessoas tenham contato de duas formas (ida e volta) na comunicação. Podemos pausar o vídeo para fazer anotações, ou mesmo assistir quantas vezes quisermos.
No método tradicional, presencial é o mais apropriado para crianças, adolescentes e jovens adultos que ainda não entraram no mercado de trabalho. Frequentar aulas os ajudam a interagir com outras pessoas da mesma idade, em ser mais disciplinado, seguir um cronograma de aulas e estudos e por último, melhora o desenvolvimento físico e a atenção.
O ensino em sala de aula ajuda alunos e professores se conhecerem melhor. Isso possibilita os professores conhecerem seus alunos de uma forma mais profunda e conseguindo avaliar melhor seus pontos fortes e fraquezas e agir como mentores e guia-los em opções de carreiras e desenvolvimento de uma forma mais efetiva. Em sala de aula os alunos podem compartilhar seus pontos de vista e esclarecer dúvidas diretamente com o professor diretamente e em tempo real, assim como acontece com o curso online personalizado. E por último, a interação com bons professores motivam os alunos a terem e buscarem melhores resultados.
Em uma pesquisa feita nos Estados Unidos com alunos adultos, a maioria prefere o estudo à distância, pois possibilita que equilibremos mais facilmente com outros compromissos. Esses alunos também acreditam que conseguem atingir uma qualidade melhor no ambiente de cursos online do que no presencial. Enquanto cursos online seja mais apropriado para faculdades e universidades, pois elas possuem um grande número de alunos adultos, pode-se encontrar vantagens para as instituições integrarem os melhores aspectos do ensino online que nos cursos tradicionais e transformarem um ambiente de aprendizado híbrido. Nos Estados Unidos essa cultura do ensino à distância já é bem conhecida, começando com os cursos por correspondência e chegando até hoje com os cursos online.
Estamos em constante mudança em nosso mundo hoje, com toda a tecnologia e com o advento da internet, estudar ficou mais acessível, pode-se fazer as aulas em praças, restaurantes, cafés, refeitórios, no transporte público, dentre outros.
As matrículas em cursos online estão crescendo muito no Brasil, segundo o Censo da Educação Superior (INEP, 2016) e os presenciais, caindo um pouco, mas a sala de aula ainda detém a grande maioria dos estudantes, com mais de 2 (dois) milhões de matrículas.
Podemos e devemos escolher qual das modalidades adotar de acordo com o nosso perfil, se consumimos conteúdos o tempo todo e de qualquer lugar que estivermos em nossa correria diária, ficar parado em um único ambiente se tornou um desafio. As vantagens do curso online são:
- Assistimos de onde quisermos
- Assistimos quando quisermos
- Assistimos como quisermos (até de pijama hahahahah)
- Assistimos quantas vezes quisermos, podemos repetir, pausar
- Não precisamos nos deslocar até a instituição de ensino
- Mais barato, não somente no preço, mas também no deslocamento, seja de carro ou transporte público, apostilas e livros, tudo é digital.
Mas a desvantagem é que apesar de podermos assistir aonde quisermos, os cursos online requerem muita disciplina e temos muitas distrações, no meio da aula o telefone toca, uma pessoa nos distrai ou interrompe, em um segundo a sua concentração vai embora. E outra coisa é que a resposta sobre questionamentos nem sempre é imediata, no mesmo segundo, mas isso não quer dizer que o aluno fica abandonado.
No contato pessoal, no ensino tradicional, temos listadas as seguintes vantagens:
- O fator humano, a relação humana que não temos nos cursos online (a não ser nos personalizados)
- Contato direto com o professor faz muita diferença, as dúvidas esclarecidas a todo momento, com possibilidade de debates e networking
- É mais dinâmico pela presença e pela proximidade do aluno e professor.
- Pode te oferecer um ambiente mais adequado e apropriado para o estudo, tais como bibliotecas e salas de estudo.
No fim o importante é não deixarmos e nos atualizar e investir em nossa educação, não importando a forma como escolhemos nosso curso. Qual a sua forma predileta? Em qual perfil você se encaixa? Deixe sua opinião ou experiência nos comentários.
Let´s speak English?? Talk to me!
xoxo