Você já teve a sensação de estar travado, de não saber o que falar ou o que dizer? De sua mente travar e ficar vazia, um branco total? Isso é mais comum do que imaginamos, até em nossa língua nativa, mas quando isso acontece quando estamos aprendendo uma outra língua, como o inglês, ficamos desesperados e congelamos, com medo de “abrir a boca” e falar qualquer coisa.

Quando estivermos nesse tipo de situação nossa tendência é ficarmos nervosos, congelarmos, com vergonha, a primeira dica é: comece novamente, peça desculpas e recomece, não tem nada de errado com isso e ganhamos nossa confiança e força de volta. Ou podemos refazer nosso pensamento, fazer com que nossa mente volte aonde estávamos e continuar daquele ponto.

Se o problema for uma palavra que não conhecemos, podemos utilizar outra, ou uma expressão com o mesmo significado. Se o problema for o assunto, tente utilizar um vocabulário que seja mais familiar e mais fácil para você. Uma outra estratégia é pedir ajuda para sua audiência, como: qual a palavra mesmo??? Fazemos isso em nossa língua materna, ou não? E por último podemos perguntar as pessoas aonde estava? Me perdi! Usualmente a outra pessoa irá ajudá-lo.

Depois que tudo passou, observe atentamente a situação, o que aconteceu? Foi somente uma palavra? Foi uma estrutura gramatical? Identificando isso podemos corrigir com mais eficácia e direcionamento. Se for a palavra, procure-a e tente memorizar, assim como fazemos com outras palavras e vocabulários, escrevendo, usando-a em contexto. A melhor forma de memorizar vocabulário é utilizando-a em contexto, sempre.

Se foi o caso de uma estrutura gramatical, estude, olhe exemplos, pergunte ao seu professor e assegure-se de que na próxima vez você saiba o que fazer e como utilizar aquela estrutura. Veja essa situação como uma forma de aprendizado, aprender mais alguma coisa que não sabia ou não estava muito segura.

Qualquer pessoa pode desenvolver essas habilidades de aprendizado em outra língua, o segredo é: disciplina, autoconhecimento (saber o que você gosta e não gosta de fazer) e uma boa técnica.

Como podemos evitar ficarmos travados: PRATICAR, se não praticarmos a língua sempre, podemos travar com muito mais frequência e o nosso cérebro simplesmente não se conecta com a língua que estamos estudando com facilidade e naturalidade.

Let’s speak English? Talk to me!

XOXO