Quando estamos aprendendo uma nova língua, sempre podemos achar que não estamos progredindo, que estamos “parados”, que não somos capazes, que aquilo não é para mim, é muito difícil… Temos vários motivos, mas como qualquer outro aprendizado, hábito ou rotina, precisamos nos lembrar sempre do por que começamos tudo isso. Nesse texto escrevo sobre como podemos nos manter motivados e continuarmos nossa caminhada. Vou fazer uma analogia com o emagrecer (que também estou lutando) e podemos ver como podemos aplicar isso em nossa vida e em diferentes áreas.
Sempre chega até mim pessoas querendo aprender inglês e me contando que já começaram e pararam diversas vezes, que não conseguem continuar, que não são capazes de aprender uma nova língua… Essas pessoas são as primeiras a perguntarem: Quanto tempo irei levar para aprender uma língua? Quanto tempo do meu dia devo me dedicar ao aprendizado? Eles gostam de falar uma língua, dos benefícios que isso nos traz, essas pessoas não gostam do processo que passamos no aprendizado dela. É quando queremos emagrecer, mas não fazemos dieta ou exercício físico, queremos ser magros, mas não queremos passar pelo processo de emagrecimento, da privação de comidas gostosas, das bebidinhas nos bares com os amigos, dos churrascos e por aí vai…
Assim como emagrecer, se manter motivado aprendendo uma nova língua não é uma tarefa fácil, mas a boa notícia é que temos algumas estratégias que podem nos ajudar. Vou enumerá-las abaixo e com exemplos para facilitar a nossa vida ao máximo!
Foque em assuntos e atividades que você gosta e lhe dão prazer. Acho que já falei dessa dica em quase todos os meus textos (então vamos dar mais ênfase nisso, heim galera!). É muito importante que achemos que tipo de atividade gostamos de fazer, seja ela qual for. Assistir a um filme? Uma série? Assistir a vídeos curtos? Ler um bom livro? Um artigo? Com música? Frases de pessoas que você admira? Aplicativos? Jogos? Escutar podcasts? Seja lá o que for tente achar o seu estilo de aprendizado. Assim tudo será feito com muito mais prazer e o conhecimento irá fluir como você nunca imaginou. Faça coisas que te deixem felizes! Com esse método podemos encontrar inclusive novas formas de se aprender uma nova língua, use a sua criatividade, porque não fazer a sua lista de compras em inglês? Por que não colar post-its pela sua casa com o nome dos objetos? (mas vamos retirá-los antes das visitas chegarem!). Não se esqueçam que podem contar comigo e vamos trocar ideias e compartilhar com as pessoas.
Outra dica é estabelecer objetivos realísticos, faça pequenos objetivos, sejam eles mensais ou semanais, mas não ache que acabei de decidir que vou aprender alemão e de uma hora para outra serei fluente na língua, não é assim; voltando a comparação do emagrecer, não dormimos um dia com 10 quilos a mais e no dia seguinte acordamos e eles se foram! Impossível (se alguém souber como me avise, please!). Depois de estabelecidos os pequenos objetivos, celebre cada vez que alcançar um deles, é importante reconhecermos e valorizar nossas conquistas, divida isso com a sua sala (se você faz algum curso), conte para os seus amigos, conte para a família, assista a um filme, converse com uma pessoa que já passou pelo que você está passando. E isso nos leva a nossa próxima dica que é a comparação, não se compare com outras pessoas, qual o objetivo? Qual o proveito que tiramos disso? Cada um tem o seu ritmo e história, não sabemos o que aquela pessoa passou para estar aonde está agora! Se quer comparar com alguém se compare a 6 meses atrás, 1 ano, 1 mês, aí sim podemos verificar como avançamos ou não. A outra vantagem é que com os pequenos objetivos podemos corrigir nosso curso e mudar de estratégia sempre que necessário. Mas seja muito claro, sempre!!!! E lembre-se: “O sucesso de uma outra pessoa não significa o meu fracasso”. Existe um website, https://www.futureme.org/ nesse site, podemos nos enviar e-mails nos lembrando de muitas coisas em qualquer período de tempo no futuro. Nesse e-mail podemos enviar um arquivo também com uma gravação ou vídeo de nós mesmos falando o inglês. Não precisa mostrar esse vídeo para ninguém. Somente você, cheque como está o seu progresso a cada 06 meses, é muito bom e gratificante.
Outra coisa que podemos fazer é termos sempre em mente o por que começamos a aprender aquela língua, termos claros nossa motivação interna, e sempre que nos sentirmos “empacados”, desestimulados nos lembramos disso, sabendo o motivo nos conectamos de uma forma mais emocional conosco mesmo e ficamos mais comprometidos com o processo de aprendizado. Pode nos ajudar também, imaginar aonde queremos chegar, nos imaginar falando inglês! Tendo uma conversa com alguém! Voltando a comparação do emagrecimento, te imaginando magra!
Agora lanço um desafio e se lançarmos nos comentários nossos objetivos em aprender uma nova língua e anunciar aqui quando os alcançamos? Mostre seus objetivos, suas ambições e vamos trocar essa experiência, cada um contribuindo e ajudando uns aos outros.
Let´s speak English?? Talk to me!
xoxo